1ª Seja o(a) melhor: Estude pra valer. Não se limite apenas ao conteúdo ensinado em sala de aula (o que tem de professor falando bobagem e ensinando coisa errada por aí, não é brincadeira.). Questione. Pesquise. Leia. Seja sociável e mantenha-se atualizado(a) pois a legislação muda constantemente. Lembre-se de que muitas empresas utilizam o histórico do aluno como critério de seleção para seus programas de estágio.
2ª Procure se informar, no início do curso, sobre as regras de estágio da sua instituição de ensino. No meu caso, essa foi uma grande falha. As informações que me passaram eram desencontradas. Falaram-me que o estágio só poderia ser feito a partir do 3º módulo e que não poderia ser remunerado e nem ultrapassar as 120h obrigatórias….na prática foi bem diferente e eu acabei perdendo boas oportunidades.
3ª Nunca deixe para começar a procurar estágio no final do curso. Esse é um grande erro. Mesmo tendo o estágio obrigatório 120h, por exemplo, nada impede que você continue estagiando, após esse tempo. Por isso, quanto mais cedo você começar, mais tempo poderá permanecer no estágio (que pode durar enquanto você tiver vínculo com a instituição de ensino).
No meu caso, eu fui selecionada pela Cemig (Companhia Energética do Estado de Minas Gerais) para um estágio remunerado de 8 meses. Mas, como só tinha mais dois meses de curso, não pude fechar o contrato, afinal, não teria vínculo com a escola por todo esse tempo. Essa foi a melhor oportunidade que tive e a perdi por falta de orientação.
3ª Faça o maior número de cursos extras que puder. Por exemplo, se seu alvo for conseguir um estágio em Segurança do Trabalho, faça cursos de NR-10; NR-18 (os dos Senai são excelentes); Inglês, etc. O de direção é fundamental. Eu perdi duas oportunidades de estágio remunerado, com boas chances de efetivação, simplesmente por não ter licença para dirigir. Cique AQUI e veja várias dicas de cursos (Segurança do Trabalho e Meio Ambiente).
4ª Fique atento(a) aos processos de seleção de estágio das grandes empresas, como de energia elétrica e saneamento do seu estado ou município. Como já disse ainda há pouco, eu passei no processo seletivo da CEMIG aqui em Varginha, mas, infelizmente não pude assumir a vaga. O estágio era remunerado e com contrato de 8 meses. Os critérios de seleção foram: teste on-line + histórico do aluno + entrevista.
Normalmente o anúncio desse tipo de seleção é feito pela Internet (eu fiquei sabendo através do site da FIEMG). Algumas instituições de ensino cadastradas também informam sobre essas oportunidades através de seus murais ou jornais internos. Fique de olho.
5ª Mantenha uma boa relação com seus professores. Na maioria das vezes, eles trabalham na área e têm muitos contatos. Demonstre sempre muito interesse durante as aulas, sem ser chato(a). No Senac, onde estudei, o coordenador de curso e os professores costumavam fazer a ponte entre aluno e empresa. Os alunos que se destacavam (positivamente) sempre conseguiam os melhores estágios e as primeiras vagas que surgiam.
Nas empresas privadas, os critérios de seleção costumam ser testes (escritos ou orais) e/ou entrevistas. Portanto, se você está pretendendo um estágio em Segurança do Trabalho, por exemplo, estude as NRs. Conheça à fundo, no mínimo, as básicas, como NR-4, NR-6, NR-5, NR-15, NR-24, NR-26 e aquelas que mais têm relação com o tipo de empresa em que você pretende estagiar. Por exemplo, se o local de estágio for um hospital, além de todas as citadas, você tem de estar por dentro da NR-32.
6ª Elabore um currículo objetivo e sem erros de português.
7ª Envie seu currículo para todas as empresas ou recursos humanos que conhecer em sua região (de preferência, entregue-o pessoalmente).
8ª Cadastre seu currículo em sites de empresas de R.H da Internet, NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios) e CIEE.
9ª Peça aos seus conhecidos, que trabalham nas empresas em que você gostaria de estagiar, para entregarem seu currículo.
10ª Participe de Feiras, SIPATs, Encontros, Palestras. São ótimas ocasiões para fazer contatos Não se esqueça de anotar os e-mails ou nº de telefone dos profissionais que se apresentarem por lá. No dia seguinte, envie uma mensagem de congratulações e aproveite para informar que você é estudante e que está procurando uma oportunidade de estágio.
11ª Durante o curso, junte alguns amigos – ou sozinho(a) mesmo – e crie um blog (como esse) ou uma comunidade relacionada ao curso. Além de você divulgar seu trabalho, ainda faz contato, fica atualizado(a) e aprende bastante.
12ª Organize um evento na escola e convide formalmente profissionais da área para avaliar o trabalho.
13ª Não desanime diante de nenhum obstáculo e tampouco acredite em pessoas pessimistas que dizem que o mercado está difícil.
Bem, aposto que muitas dessas dicas você já deve ter colocado em prática. Então vá em frente e siga as demais. O que não vale é ficar inerte, esperando que a empresa bata a sua porta oferecendo uma vaga. A concorrência está acirrada. Há muitos profissionais sendo formados todos os anos. Lute pelo seu espaço. Invista em um diferencial. Destaque-se. Acima de tudo, acredite em você. Boa sorte!
A seguir, alguns links para instituições nas quais você pode se cadastrar e participar de processos seletivos para estágios:

Custom Search
sexta-feira, 13 de julho de 2012
* Dicas para conseguir um estágio
Postado por
Músico de luz!
às
09:28
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
¿Te animas a decir algo?